Depois de 12 dias viajando de norte a sul, decidimos rumar de ônibus do Vietnã para o Camboja.
Compramos as passagens da Viação Mekong Express bem pertinho do hotel onde nos hospedamos no Distrito 1 de Ho Chi Minh. Não existe uma “rodoviária oficial”, o ônibus nos buscou lá perto de onde compramos as passagens e de lá rumamos para Phnom Penh.
Apenas 6 horas de viagem, com uma parada no meio do caminho, separam Ho Chi Minh da capital do Camboja. A viagem de ônibus do Vietnam pro Camboja é meio desconfortável, com bancos pequenos e que não reclinam, mas pelo menos a companhia oferece lanche e tem banheiro.

Pode parecer estranho termos que entregar o passaporte pro comissário de bordo do ônibus, mas tudo funcionou perfeitamente com a gente.
LEIA TAMBÉM: PHNOM PENH, O CAMBOJA DA VIDA REAL E AUTÊNTICA
Assim que entregamos nossos passaportes temos que desembarcar do ônibus e aguardar uns 15 minutos no galpão até que chamem nosso nome. Depois de pegar o passaporte com o visto nós voltamos pro ônibus e seguimos até a outra parte da fronteira (uns 300m adiante), onde tivemos que desembarcar do ônibus novamente, mostrar o passaporte pra imigração e só daí estarmos autorizados a entrar no Camboja. Essa segunda parte da imigração também leva uns 15 minutos.
O ponto final da viagem de ônibus do Vietnã pro Camboja é numa rodoviária bem esquisita em Phnom Penh. Chegamos à noite e confesso que não me senti muito segura por lá, mas a coisa boa é que sempre tem tuk-tuk esperando pelos turistas. Nós pegamos um que nos cobrou USD5,00 até nosso hotel. Achei melhor não gastar energia negociando o valor, porque àquela altura eu só queria um chuveiro frio e uma cama quente.
No final das contas, acho que o custo x benefício de se ir de ônibus do Vietnã para o Camboja é bom e você tem a chance de vivenciar um pouco mais da cultura local.
