8 mercados imperdíveis em Londres

por | fev 14, 2017

Comida, roupas, objetos vintage, artesanato, Londres é uma verdadeira meca dos mercados de rua. 

A capital inglesa tem um montão de coisas interessantes pra fazer, mas no topo da minha lista estão os mercados e feiras de rua. São tantas opções que fica difícil escolher qual delas visitar quando se tem pouco tempo na cidade.

Por eu ter nascido e crescido numa cidade em que uma das principais atrações turísticas é uma feirinha, tenho um certo apreço por elas e sempre que viajo visito alguma.

Aqui vai uma lista com 8 mercados imperdíveis de Londres e como colocá-los no seu roteiro.

 

abertos diariamente

OLD SPITAFIELDS MARKET

É o mercado mais antigo da cidade, com barracas de roupas, acessórios e antiguidades (este só às quintas). O espaço é coberto e tem, além das barracas, lojinhas diversas, foodtrucks e restaurantes. Dá pra encontrar coisas diferentes, com preços acessíveis, principalmente acessórios e bijouterias.

É um lugar interessante, não tão cheio quanto os outros mercados (quando fui numa quinta-feira, não estava), e mais arrumadinho.

Onde? Brushfield Street, em Spitalfields.

Quando? Segunda a sexta, das 10h às 17h. Sábado, das 11h às 17h. Domingo, das 9h às 17h.

Provei e gostei: O sanduiche de carne de pato (Krispy Duck Wrap) do The Duck Truck (7,00£), simplesmente o melhor sanduiche que comi em Londres.

Spitalfields Market

Spitalfields Market em dia de antiguidades

 

BOROUGH MARKET

Lindo, rústico, simpático e gourmet, tem todos os ingredientes necessários pra um mega jantar ou um lanche rápido. É um mercado feito pra pessoas que gostam de cozinhar e comer bem, de conhecer novos sabores e texturas. Burgers, comida grega, tailandesa, cafés, queijos deliciosos, massa fresca, sucos orgânicos, ostras frescas acompanhadas de taças de prosecco.

É o melhor, mais antigo e mais famoso mercado de comida de Londres. Uma perdição e muitos quilos a mais.

Quando? Diariamente, das 10h às 17h, mas o mercado completo é de quarta-feira a sábado.

Onde? Southwark Street, próximo à London Bridge.

Provei e gostei: Pie & Mash, um tipo de torta feita com purê de batata e outros recheios (4,00£) e o Scotch Egg, um tipo de quibe recheado com ovo (4,50£).

Borough Market

Barraca de queijos no Borough Market

 

CAMDEN MARKET

São 3 mercados: o Camden Market, Camden Lock Market e Stables Market (o mais legal de todos). Cheio de coisas meio punk, diferentes, algumas bizarras, outras lindas de viver. A dica é não comprar na primeira barraca que encontrar, porque tem muitos produtos repetidos e os preços variam. O mercado é enorme!

Onde? Camden Town

Quando? Diariamente, das 10h às 18h (até às 19h nos finais de semana).

Provei e gostei: Honest Burger (9,00£), a melhor batata frita da vida, temperada com sal grosso e alecrim.

Camden Market

Ruas de Camden Town no entorno do Camden Market

 

BRIXTON VILLAGE

Brixton é um bairro ao sul de Londres, que pode ser comparado ao Harlem, em Nova York. É o bairro das etnias e o mercado segue esse estilo. Por ficar um pouco mais afastado da área turística e não ter tantos atrativos quanto os demais, poucos turistas conhecem.

Não é um mercado de rua, mas um pequeno complexo com lojinhas e barracas vendendo frutas, legumes e artesanatos de países em sua maioria africanos e caribenhos. Tem produtos super interessantes e ótimos restaurantes.

Quando? Diariamente, das  8h às 19h

Onde? Brixton, próximo ao Metro

Provei e gostei: Brixton foi onde nasceu o Honest Burger, aquele mesmo que comi em Camden Market. São apenas 5 opções de hamburger, simples, deliciosos e baratos, além da melhor batata frita do mundo.

Brixton Village

Brixton Village, um pedacinho escondido de Londres

 

abertos aos sábados 

BROADWAY MARKET

É um mercado de rua pequeno, o ponto de encontro da galera hipster de Dalston e Shoreditch (conto mais sobre Dalston nesse post aqui). A atração principal é a comida, com barracas de produtos frescos, orgânicos, queijos, carnes, peixes, bolos, pães, geleias, frutas, verduras. Mas tem também bicicletas usadas, roupas vintage, além das lojinhas na rua do mercado, com cafés e pubs tocando música indie.

Se tiver um dia bonito, vale aproveitar para fazer um piquenique no London Fields ou dar um passeio pelo Regent’s Canal. É um dos meus preferidos.

Quando? Todos os sábados, das 09:00 às 17:00

Onde? Broadway Market Street, entre o Regent’s canal e o London Fields.

Provei e gostei: O dumpling de camarão com frango da barraca que fica no “off-Broadway”, uma pracinha escondida atrás dos pubs (7,00£) e Donuts vendido por um português simpático, logo nas primeiras barracas perto de London Fields (2,00£).

Broadway Market

Broadway Market em dia de outono ensolarado

 

PORTOBELLO ROAD MARKET

É o mercado que aparece no filme Um Lugar Chamado Notting Hill. Se intitula como o maior mercado de antiguidades do mundo. Vende além de antiguidades, souveniers, roupas diversas, objetos de decoração. Por ser um local super turístico, é muito lotado e os preços são um pouco acima da média dos demais mercados, mas dá pra negociar.

Não é dos meus mercados favoritos de Londres. Se a sua intenção é conhecer o bairro, que é fofo, cheio de flores e casinhas coloridas, prefira ir durante a semana.

Quando? Sábado, das 9h às 17h.

Onde? Portobello Road, em Notting Hill

Provei e gostei: o pastel com caldo de cana (6,50£). Fica na última barraca no final do Portobello Green Market. Depois de um mês em Londres era tudo o que eu precisava.

Notting Hill

Becos escondidos de Notting Hill

 

aberto aos domingos

COLUMBIA ROAD FLOWER MARKET

As mais belas e diferentes flores que você já viu na vida, essa é a atração principal desse mercado super colorido.

Mas o mais interessante de ir ao Flower Market aos domingos é que a Columbia Road é cheia de ateliers que só abrem em dia de mercado, portanto é ali que a cena acontece. Galerias de street art, quadros, roupas de novos designs, objetos de decoração, muita gente circulando, artistas de rua, tudo bonito e moderninho.

Quando? Domingo, das 8h às 15h (mais ou menos)

Onde? Columbia Road, em Dalston

Provei e gostei: o pastel de nata de uma lojinha que vende objetos de decoração portugueses (2,00£)

Flower Market

Artistas de rua nos arredores do Flower Market

 

BRICK LANE MARKET

De estilistas modernos a barracas de comidas de todas as nacionalidades que você possa imaginar, junte todos os mercados citados acima, coloque no liquidificador com uma pitada de estilo e você chegará ao que é o Brick Lane Market. Uma grande loucura, cheio de lojas diferentes e um fuzuê de gente junta e misturada num lugar só. A rua fica tomada por uma multidão vinda de todos os cantos do mundo.

É lugar pra se passar o dia comendo, comprando e fotografando. É o lugar da vanguarda e o melhor desse mercado é que você nunca sabe o que vai encontrar. Na minha opinião, o melhor da cidade.

Aproveita e vem conhecer a nossa coleção Brick Lane aqui na nossa lojinha. Cada produto lindão!

Quando? Domingo

Onde? Brick Lane, em Shoreditch

Provei e gostei: Beringela assada e Mussaca com salada grega (12,50£ pra duas pessoas), na barraca da Grécia, no Sunday Up Market.

Brick Lane

As blusas mais lindas do mundo na barraca de Brick Lane

Gostou do Post? Compartilhe!

– organize sua viagem e ganhe descontos –

Fazendo suas reservas pelos nossos links, você recebe descontos, nós ganhamos uma pequena comissão dos nossos parceiros e todo mundo viaja feliz.

leia também: