4 passeios imperdíveis em La Paz, a capital mais alta do mundo

por | nov 3, 2014

downhill estrada da morte

La Paz guarda excelentes surpresas. A capital mais alta do mundo é cheia de contrastes, saias coloridas, trekings maravilhosos e muitos mochileiros. Veja aqui 4 passeios imperdíveis na capital boliviana.

 

Downhill na estrada da morte

Antes de embarcar na minha viagem por Peru e Bolívia (que conto nesse post aqui) eu tinha duas certezas: de que faria a trilha Salkantay até Machu Picchu (conto sobre ela aqui) e de que desceria a estrada da morte de bike.

Comprei o passeio no próprio hostel por 500 Bolivianos. É um tour de dia inteiro. A van pega a gente no hostel e leva pro início da estrada a 4700m de altitude. Dali são 3h30 de descida (de 4700m de altitude a 1200m), com diversas paradas pra fotos. Primeira parte em asfalto, com trânsito de carros e caminhões. Segunda parte em estrada de terra e pedras, bem emocionante. É um passeio irado pra quem gosta (e sabe) andar de bicicleta. No caminho, cruzes marcam os locais onde algumas pessoas morreram ao caírem do precipício, daí o porquê do nome.

Esse vídeo do blog Breaking Boarders (clica aqui) mostra bem o clima.

No fim, depois de passar frio, calor, cansaço e medo, uma cerveja (ou várias) nos esperavam num boteco a la brasileira, com almoço e piscina num clima tropical.

O retorno pra La Paz dura cerca de 3h e chegamos no hostel por volta das 20h. De verdade? Foi o passeio mais divertido da viagem!

Chacaltaya

A estação de esqui mais alta do mundo foi desativada devido a mudança climática. Fica a 5300 metros de altitude, a cerca de 1 hora de La Paz. A van nos pega no hostel de manhã cedo, nos deixa no antigo alojamento e de lá andamos uns 300 metros até o topo. Só que 300 a 5300 metros de altitude parecem 300 km. Falta ar, dá tontura, mas sobra emoção. É de onde se tem a vista mais bonita para Huayna Potosi e Illimani, umas das montanhas mais altas da Bolívia. O tour dura meio dia e custa 110 bolivianos.

 

Free Walk city tour

Esse tipo de tour existe em diversas cidades do mundo e é a melhor forma de conhecer a história e as lendas das cidades, sem pagar por isso. Por exemplo, você sabia que a parte mais baixa de La Paz tem 3100 de altitude, a mais alta tem 4600 e o clima pode variar cerca de 15º de uma parte a outra? E que a prisão de San Pedro é o local onde dizem haver o tráfico da cocaína mais pura e barata da América latina? São lendas urbanas que só com esses city tours a gente fica sabendo. Esse sai todos os dias às 11h da Plaza San Pedro e dura cerca de 2h30.

 

Rota de compras

La Paz é uma cidade MUITO barata e o melhor lugar pra comprar produtos típicos dos Andes. No Mercado das Bruxas você encontra de tudo, de fetos de lhama pra fazer mandinga, a roupas e tecidos lindamente coloridos. Além de artesanato, vale a pena comprar produtos esportivos por lá. São milhares de lojas que vendem North Face, Columbia, Quechua e outras marcas esportivas a preços bem acessíveis. Só fica ligado pra não comprar produto falsificado.

 

Como chegar:

De Copacabana a La Paz são cerca de quatro horas de viagem. A passagem você pode comprar em qualquer das agências de viagem na rua principal de Copacabana, no valor médio de 30 bolivianos.

 

Onde ficar:

Loki hostel – Avenida America 120. Super bem localizado, cheio de jovens e festas todos os dias. O quarto pra 4 pessoas com banheiro privativo e chuveiro maravilhoso saiu por 60 bolivianos a noite. Tem Wi Fi nas áreas comuns. Fica próximo ao terminal de ônibus (o táxi saiu por 12 bolivianos), mas dá pra ir andando se tiver disposição.

 

Onde comer:

Tierra Sana – restaurante vegetariano com comida barata e deliciosa! Um risoto saiu por 36 bolivianos. Calle tarija 213
Mercado Lanza – comida típica boliviana. A batata recheada e os sucos naturais são deliciosos. Cerca de 8 bolivianos o lanche.

Gostou do Post? Compartilhe!

Gostou do Post? Compartilhe!

– organize sua viagem e ganhe descontos –

Fazendo suas reservas pelos nossos links, você recebe descontos, nós ganhamos uma pequena comissão dos nossos parceiros e todo mundo viaja feliz.

leia também:

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial